Magnésio e sua importância para os ossos

18/07/2017

Conheça aqui alguns alimentos que são grandes aliados na saúde dos ossos.

Ossos fortes são sinônimo de uma dieta rica em cálcio e de um bom aproveitamento desse nutriente. Mas, apesar de ser fundamental para a saúde do corpo e para a qualidade de vida, o cálcio não é a única substância importante para a formação e a manutenção do esqueleto humano. O magnésio, um mineral presente em diversas frutas, legumes e peixes, também é extremamente importante para a saúde dos ossos.

Magnésio é importante para a formação dos ossos

“O magnésio realiza diversas funções na constituição óssea e uma delas é ser o parceiro perfeito para a incorporação do cálcio nos ossos. Eles ‘trabalham’ em sinergia”, afirma a nutricionista Carla Cotta. Enquanto o cálcio é encontrado principalmente no leite e nos produtos derivados, o magnésio está presente em uvas, bananas, abacates, peixes e batatas e, assim como o cálcio, em vegetais de folhas verde-escuras.

Quem não consome a substância em quantidades adequadas pode enfrentar problemas, como o rápido enfraquecimento dos ossos. Como forma de compensar essa falta, alguns nutricionistas podem recomendar a suplementação, para evitar problemas na mineralização dos ossos.

Alimentos ricos em vitamina D, fosfato e silício também são fundamentais

Além do magnésio, outra substância importante é a vitamina D, que atua em conjunto com o fosfato no metabolismo de deposição de cálcio no esqueleto. A vitamina D, segundo a nutricionista, é essencial para a mineralização óssea e manutenção adequada de minerais circulando na corrente sanguínea. O silício é outra substância que faz parte da composição dos ossos.

Esses nutrientes também são adquiridos por meio da alimentação. Por exemplo a vitamina D é encontrada em manteigas e alimentos de origem animal, como atum, sardinha, gema de ovo e fígado de boi, ou em vegetais, que também são fonte de vitamina D e muitos não sabem. O fosfato está disponível em sementes, como de abóbora e girassol, e o silício no espinafre, vagem, pepino e aveia.

Voltar para o topo

Parceiros

SBOT COOTES Instituto Vida e Movimento

Redes Sociais

TODO O CONTEÚDO E OS DIREITOS RESERVADOS À SBOT-ES - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA REGIONAL EPÍRITO SANTO

Balaio Comunicação e Design