Quando os suplementos de cálcio são necessários na dieta?

29/04/2017

Os suplementos de cálcio devem ser tomados quando os níveis do mineral no sangue estiverem abaixo do normal

Quando os suplementos de cálcio são necessários na dieta?

Os suplementos de cálcio devem ser tomados quando os níveis do mineral no sangue estiverem abaixo do normal (estimado entre 8 e 10 mg/dl em adultos) e após o aparecimento de sintomas como insônia, irritação, dor articular e muscular, ressecamento da pele, cabelos e unhas quebradiças, pequenos vasos sanguíneos sob a pele e alterações do ritmo cardíaco.

A importância do cálcio para os ossos

Contudo, é importante estabelecer um diagnóstico causal, já que os sintomas podem não ser relacionado apenas à não absorção ou fixação do cálcio.
O calcio também é importante para evitar a perda da massa óssea. Estima-se que o cálcio responde por 70% da parte mineral dessa massa óssea, estando presente ainda em outras estruturas, como nervos, músculos, dentes etc.

É importante frisar que a função de “armadura” da massa óssea é essencial para acomodar os músculos e proteger órgãos vitais como coração, pulmões e cérebro. “Além do cálcio, essa estrutura óssea é composta por outros minerais como flúor, fósforo, zinco, potássio e magnésio, por células (osteócitos, osteoblastos e osteoclastos) e por uma substância osteoide (colágeno e mucopolissacarídeos).

Suplementação e alimentação com cálcio

O cálcio também deve ser suplementado no caso de um indivíduo que esteja privado de fazer exercícios regulares (paciente acamado pós-fratura ou cirurgia, por exemplo). “Obviamente, em indivíduos com osteoporose também deve haver uma oferta de cálcio em forma de remédio”.

Mesmo quem utiliza suplementação de cálcio não pode deixar de buscar o nutriente na alimentação, paralelamente. “O cálcio é encontrado no leite e em seus derivados, como queijos e iogurtes, sendo que nestes ele é mais bem absorvido pelo organismo do que em outras fontes. No entanto, vale apostar também em verduras fortes como espinafre, rúcula, couve e brócolis, além de ovos e peixes”.

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