SBOTES DICAS

22/05/2017

Entenda porque o sedentarismo é um fator de risco para a osteoporose?

SBOTES DICAS

A vida sedentária pode acelerar a perda de massa óssea, aumentando o risco de osteoporose. Falta de exercícios físicos significa ausência de estímulo muscular sobre o esqueleto, o que configura um corpo propício à doença. O fortalecimento muscular, portanto, provoca um estímulo positivo no esqueleto, favorecendo a manutenção da massa óssea.

Importância de cálcio e vitamina D e do diagnóstico precoce

Além da manutenção de atividade física, os riscos de desenvolver osteoporose podem ser reduzidos se outras medidas, tais como dieta rica em cálcio e aporte adequado de vitamina D, forem proporcionadas ao longo da vida. Portanto, é fundamental estar atento na escolha dos alimentos para as refeições e no contato com o sol, essencial para obter a vitamina D.

Fator de extrema importância também são os exames periódicos, os quais ajudam a definir o diagnóstico precoce. Este é vital para que o tratamento seja iniciado o quanto antes, o que é um trunfo no combate às tão temidas fraturas por fragilidade óssea. Apesar do tratamento não eliminar a doença, ele ajuda muito a impedir o seu agravamento.

Tratamento da osteoporose e cuidados com exercícios para acabar com o sedentarismo

Também deve-se saber ao certo qual o tratamento adequado, pois ele varia de acordo com a causa da osteoporose, assim como das outras doenças associadas. Ela pode ser resultado do excesso de reabsorção óssea ou por criação de massa óssea deficiente. Manter o peso ideal (nem abaixo, nem acima) é outra medida crucial para quem cuida da osteoporose, pois isso ajuda na prática de exercícios físicos.

Quando a osteoporose já está instalada, deve-se ter atenção especial à modalidade de exercício indicada, pois excesso de esforço pode ser prejudicial. Sabemos que exercícios de grande impacto devem ser evitados neste caso, devido ao risco de fraturas. Ao contrário do que se pensa, a musculação é uma excelente modalidade de exercícios nessa população, mas está indicada, de preferência, com o acompanhamento de um profissional de educação física.

Voltar para o topo

Parceiros

SBOT COOTES Instituto Vida e Movimento

Redes Sociais

TODO O CONTEÚDO E OS DIREITOS RESERVADOS À SBOT-ES - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA REGIONAL EPÍRITO SANTO

Balaio Comunicação e Design